Como Cuidar da Higiene de um Cavalo

Picture of Palmilhas ESE

Palmilhas ESE

Compartilhe: 

Os cuidados com cavalos são importantes não só para limpar sua pele e pelos, mas também para espalhar seus óleos naturais, deixando-os saudáveis e brilhantes. Esse também é um bom momento para ver se o cavalo tem algum corte ou machucado que precisa ser tratado, além de ser um momento de estreitar os laços com o animal. Aqui estão alguns passos para como cuidar da higiene do seu cavalo.

Amarre seu cavalo com um cabresto e corda. Você também pode colocá-lo em “cross ties” (duas cordas amarradas ao cabresto e fixadas em lados opostos do corredor), que são especialmente úteis se você quiser colocar viseira e arreios logo após o processo. Além disso, o cavalo deve ter uma corda no estábulo para prendê-lo.

Limpe os cascos do cavalo. Usando um ferro de ranilha, comece no calcanhar do pé e limpe até a ponta, removendo cuidadosamente todas as pedras e objetos estranhos. A ranilha (parte central e mole da pata do cavalo) é extremamente sensível, então cuidado para não acertá-la. Limpando primeiro as patas, você pode notar mais facilmente se o cavalo está manco antes de terminar de cuidar dele. O cavalo fica manco quando está com as patas sensíveis devido a pedras ou a alguma doença. Não existe hora específica durante a limpeza para limpar as patas de um cavalo, desde que seja feito antes e depois de montá-lo.

Começe usando uma rasqueadeira de borracha no pelo. Ela ajuda bastante se seu cavalo estiver mudando de pelagem, os pelos estiverem muito grossos, longos ou sujos. Ela deve ser sempre usada antes de escovar o cavalo, para tirar a poeira e soltar a lama. Use a rasqueadeira em movimentos firmes, fazendo pequenos círculos nos músculos do cavalo e evitando áreas mais ossudas como o rosto, coluna e pernas. Começando no lado, vá usando-a do pescoço à barriga, depois subindo até o traseiro. Faça o mesmo do outro lado do cavalo. Tenha mais atenção nas partes mais carnudas do corpo, como o ombro e o traseiro.

Use uma escova grossa. A escova grossa é apropriada para tirar a poeira e pelos soltos levantados pela rasqueadeira. Use-a em pequenos movimentos retos para permitir que as cerdas cheguem até a pele e tirem a sujeira. Não use-a no rosto, orelhas, barriga, crina, cauda ou qualquer área com pelos aparados, pois pode causar desconforto ao animal.

Se necessário, use um pano macio em qualquer parte que o cavalo se mostre receoso com a escova grossa, mas assim como a escova, não use-o na cabeça, a parte interior das pernas da frente e a região entre as pernas da frente.

Use uma escova macia. A escova macia para cavalo pode ser usada em todas as áreas do corpo. Se ela for bastante macia, você pode até usá-la no rosto e nas pernas, mas tenha bastante cuidado e delicadeza. A escova fina remove todo o pó restante na superfície. Cuidado para não passá-la em cortes e feridas.

Não esqueça de, depois, limpar a escova usando a rasqueadeira. Passe vigorosamente a escova macia na rasqueadeira.

Use uma esponja molhada, toalha de rosto ou lenço umedecido e limpe os olhos e nariz do cavalo. Use um canto diferente da esponja/toalha/lenço para cada narina e olho, e use uma outra para limpar a região do ânus do cavalo, para evitar infecções.

Fraldas de bebê também são ótimas para essa tarefa.

Use uma escova para a crina (ou um pente, para não arrancar fios) para desfazer emaranhados de fios da crina e da cauda. Antes de começar use os dedos para separar os fios da crina e da cauda. Segurando a cauda em uma mão, pegue uma pequena parte da cauda com a outra mão e use a escova ou pente. Continue fazendo isso aos poucos até que você tenha escovado a cauda inteira. Diferente dos humanos, os cavalos não sentem dor nos cabelos como os humanos, e você poderia puxar a cauda de um cavalo o dia inteiro e ele não sentiria; no entanto, seja sempre gentil com seu animal.

Lembre-se de ficar do lado do cavalo enquanto cuida da parte traseira dele. E sempre fale com o cavalo e mantenha uma mão nele, para que ele saiba que você está presente. Ficar atrás de um cavalo assustado NÃO É uma boa ideia.

Ao invés de usar produtos baseados em silicone para desembaraçar a crina/cauda (pois eles ressecam os fios), use produtos naturais como o óleo de emu. Borrife-o antes de pentear, e além de ajudar a desembaraçar, ele deixará os fios mais hidratados e brilhantes.